Tobias 12, 6-15:
O anjo então os chamou em particular e disse: “Bendigam a Deus e proclamem diante de todos os viventes o bem que ele lhes fez, para que seu nome seja bendito e glorificado. Proclamem a todos os homens as obras de Deus com a honra que lhes é devida, e não sejam negligentes em dar-lhe graças.
É bom guardar o segredo do rei, mas é honroso revelar e proclamar as obras de Deus. Pratiquem o bem, e o mal não os atingirá. Melhor a oração com sinceridade e a esmola com justiça do que a riqueza com iniquidade. Melhor dar esmola do que acumular ouro, pois a esmola livra da morte e purifica de todo pecado. Os que praticam a esmola e a justiça terão vida plena.
Mas os que cometem o pecado são inimigos de si mesmos. Vou revelar-lhes toda a verdade, sem nada ocultar: já lhes ensinei que é bom guardar o segredo do rei, mas é honroso revelar as obras de Deus. Quando tu e Sara rezavam, eu apresentava vossas orações diante da glória do Senhor. O mesmo fazia quando enterravas os mortos. Quando te levantaste da mesa sem hesitar para enterrar aquele morto, fui enviado para te pôr à prova. Mas Deus me enviou também para curar a ti e a tua nora Sara. Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso à glória do Senhor.”

